Como já se tornou tradição, a programação do 20º Conselheiro Vivo vai contar com convidados de Canudos (BA) que irão apresentar trabalhos e/ou discutir a temática Conselheiro-Canudos
As cidades de Quixeramobim, no Ceará, e de Canudos, na Bahia, têm suas histórias marcadas pela trajetória de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro. A cidade cearense foi onde Antônio Conselheiro nasceu em 1830 e de onde saiu para uma vida de itinerância. Canudos foi onde o líder religioso ergueu um arraial que virou refúgio para milhares de sertanejos que fugiam da seca e do desmando de coronéis e de latifundiários e onde ele teve seu derradeiro fim em 1897. Ao longo de mais de 20 edições, o evento do Conselheiro Vivo tem proporcionado uma maior aproximação entre moradores das duas cidades.
Todo mês de março de cada ano, chega a Quixeramobim uma comitiva de canudenses, que participa da programação do Conselheiro Vivo. No 20º Conselheiro Vivo, que será realizado de 7 a 13 de março, as atividades com os convidados de Canudos têm início dia 8 de março. Na programação especial do Dia Internacional da Mulher será realizada a Roda de Conversa “O protagonismo das mulheres nos espaços de luta: uma inspiração conselheirista”, com a participação da professora de Canudos, Marselhia Soares. Além dela, farão parte do debate Maria Lima, agricultora e uma das fundadoras do MST Ceará e Maria Jacinta, do Quilombo Mearim.
No dia 9 de março, o historiador e memorialista de Canudos, Moisés Varjão, vai participar da Mesa de Debates intitulada “As peculiaridades do tempo de Antônio Conselheiro, às 16 horas, no SEBRAE. A mediação será feita pelo professor canudense João Ferreira Damião. Varjão receberá a Comenda Antônio Conselheiro em reconhecimento ao trabalho para a propagação dos ideais de Conselheiro/Canudos. Às 21 horas, o cantor e compositor Bião de Canudos se apresentará na Casa de Antônio Conselheiro. O repertório conta com composições próprias inspiradas na trajetória de Antônio Conselheiro e Canudos.
Professores de Canudos também estão na programação do 20º Conselheiro Vivo ministrarão oficinas em escolas de Quixeramobim. No dia 11 de março, o historiador João Batista desenvolverá a oficina “O Cancioneiro Popular de Canudos: as narrativas que se cantam”, com alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira. Já o músico e artista audiovisual Lequinho de Canudos fará a “Oficina de Audiovisual: um olhar através da Cultura” na Escola de Ensino Médio Humberto Bezerra.
No mesmo dia, às 15 horas, serão realizadas duas rodas de conversa: 1) “A importância da memória dos remanescentes da guerra de Canudos na reconstrução de uma sociedade com justiça social e democracia”, com o professor canudense João Ferreira Damião, no Liceu Alfredo Almeida Machado. 2) “Antônio Conselheiro: uma prédica para a República”, com o historiador João Batista, na Escola de Campo Irmã Tereza Cristina, no Assentamento Canaã.
Assessoria de imprensa
Viviane Lima
(31) 99459.4883 (whatsapp) e (88) 98182.8462
Deixe um comentário