O evento trará uma programação diversificada gratuita para todos os públicos. O dramaturgo e produtor do Teatro Oficina (SP), Marcelo Drummond, apresentará um monólogo em homenagem a Zé Celso Martinez Corrêa, morto em 2023. Também haverá uma mesa de debates com Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog
O 20º Conselheiro Vivo começa amanhã, quinta-feira (07/03), em Quixeramobim, cidade a 215 quilômetros de Fortaleza. Em sete dias do evento, que chega a sua 20ª edição consecutiva, será realizada uma programação cultural diversificada, gratuita e livre para todos os públicos que se interessam pelo tema. Serão palestras, debates, espetáculos, shows, oficinas livres e ações de formação em escolas da rede pública de Quixeramobim.
O Conselheiro Vivo é o mais importante evento do Brasil que promove debates e atividades culturais alusivos à memória de Antônio Conselheiro, líder religioso do Arraial de Belo Monte/Canudos. Desde 2019, o evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado.
O gestor da Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), em Quixeramobim, Pedro Igor Pimentel, um dos curadores do evento este ano, explica que, historicamente, a proposta do Conselheiro Vivo tem sido trazer para a contemporaneidade temas que dialogam com a história de Conselheiro e Canudos. O tema do evento este ano é “Justiça Social, Memória e Arte”. “A gente costuma dizer que Canudos foi ontem, é hoje, será amanhã e Canudos continua”, afirma.
Abertura oficial
Na abertura oficial do evento, quinta-feira (07/03), às 19 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, será realizada a mesa de debates “Justiça Social, Memória e Arte”, com a participação da atriz e produtora cultural Joana Limaverde; do deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará, Renato Roseno (Psol); e do professor da Universidade Federal do ABC (SP), Victor Marques. A mediação será feita por Pedro Igor Pimentel e pela presidenta da ONG Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ), Nayara Ribeiro.
Dia da Mulher
No dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a 20ª edição do Conselheiro Vivo promove uma roda de conversa com mulheres pesquisadoras sobre o tema “O protagonismo das mulheres nos espaços de luta: uma inspiração conselheirista”. Participarão do debate a professora de Canudos, Marselhia Soares; as representantes do Assentamento 25 de maio do Movimento dos Sem Terra Ceará (Paus Brancos – Quixeramobim); Maria Lima; e do Quilombo Mearim (Quixeramobim), Maria Jacinta.
60 anos do Golpe Civil-Militar
No ano em que o golpe civil-militar de 1964 completa 60 anos, a 20ª edição do Conselheiro realiza, na segunda-feira, dia 11 de março, às 19 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, uma mesa de debates intitulada “De Canudos ao Golpe: memórias da resistência”, com Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, jornalista assassinado pela repressão no dia 25 de outubro de 1975. A mediação será do escritor Bruno Paulino.
Há uma relação entre as trajetórias de Vladmir Herzog e o líder de Canudos, Antônio Conselheiro, pois ambos foram vítimas do aparelho do Estado. Vladimir Herzog também tinha um interesse particular pela figura do líder de Canudos. Antes de ser morto, o jornalista pretendia fazer um documentário sobre Canudos. Em fevereiro de 1975, Herzog viajou a Canudos para colher material para o filme. Um farto material fotográfico está disponível no site do Instituto Vladimir Herzog no endereço: https://artsandculture.google.com/story/TAVxhqLAw0WK2Q.
No dia 12 de março, terça-feira, às 16 horas, no SEBRAE, haverá uma roda de conversa com o tema “Patrimônio e Memória”, com a participação da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; da presidenta do IDM, Rachel Gadelha; do superintendente do SEBRAE-CE, Joaquim Cartaxo; do representante do SESC Ceará, Henrique Javi; e do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta.
No dia 13 de março, data de nascimento de Antônio Conselheiro (decretado feriado em Quixeramobim) e último dia do 20º Conselheiro Vivo, será realizada a mesa de encerramento com o tema “Justiça social, memória e arte: a construção coletiva da solidariedade e do bem comum”, com o escritor baiano e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), Aleilton Fonseca. Ele é autor do romance “O pêndulo de Euclides”, lançado em 2009 (Bertrand Brasil).
20º Conselheiro Vivo faz homenagem Zé Celso e ao Teatro Oficina
O final de semana dos dias 9 e 10 de março do 20º Conselheiro Vivo será emocionante. O Conselheiro Vivo deste ano fará uma justa homenagem ao diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, que morreu em 6 de julho de 2023. Em 2007, Zé Celso e o Teatro Oficina Uzyna Uzona, companhia de criada por ele em São Paulo em 1958, encenou na cidade o espetáculo “Os Sertões”, peça a partir da obra homônima de Euclides da Cunha.
Oito meses após a morte de Zé Celso, Quixeramobim terá um novo encontro com o Teatro Oficina. Desta vez, o viúvo de Zé Celso, o também ator, diretor e produtor, Marcelo Drummond, prepara um espetáculo, intitulado provisoriamente “Paraíso em Obras – conserto (com ‘s’ mesmo) de Marcelo Drummond. A peça terá apenas Marcelo Drummond em cena e trará trechos de peças que ele fez com José Celso Martinez Corrêa intercalado com depoimentos sobre a vida em comum dos dois.
O espetáculo será encenado no sábado, 09/03, e domingo, 10/03, às 19 horas, na Casa de Antônio Conselheiro. Os ingressos serão e doação de um quilo de alimento. Durante o Conselheiro Vivo, Marcelo Drummond e o Teatro Oficina Uzyna Uzona receberão ainda a Comenda Antônio Conselheiro, que reconhece o trabalho de pessoas e instituições para a propagação dos ideais de Conselheiro/Canudos.
O acesso aos dois dias da peça de Marcelo Drummond e do Teatro Oficina será feito por ordem de chegada e mediante a doação de um quilo de alimento não perecível para ajudar família e projetos sociais atendidos pelos programas Ceará sem Fome do Governo do Estado do Ceará e Mesa Brasil do SESC/Fecomércio. Durante o Conselheiro Vivo, Marcelo Drummond e o Teatro Oficina Uzyna Uzona receberão ainda a Comenda Antônio Conselheiro, que reconhece o trabalho de pessoas e instituições para a propagação dos ideais de Conselheiro/Canudos.
Programação cultural diversificada
A 20ª edição do Conselheiro Vivo também vai ter uma programação artística diversificada. No sábado, 9 de março, às 21 horas, o cantor e compositor Bião de Canudos se apresentará na Casa de Antônio Conselheiro. O repertório conta com composições próprias inspiradas na trajetória de Antônio Conselheiro e Canudos.
O domingo, 10 de março, é dia de programação infantil. Às 17 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, as contadoras de histórias Lilian e Valéria narram uma história baseada no livro “Antonino Peregrino”, de Osvaldo Costa (textos) e Luci Sacoleira (imagens).
Às 21 horas, a banda de indi pop “Plutão já foi Planeta”, de Natal, se apresenta no mesmo local. A apresentação em Quixeramobim faz parte da turnê “Em Todo Canto”. A banda é formada por Gustavo Arruda (voz, guitarra, contrabaixo elétrico), Sapulha Campos (voz, guitarra, ukulele, escaleta) e Cyz Mendes (voz)..
No dia 12 de março, às 19 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, haverá o lançamento do livro “Relatório da expedição Pedro Wilson a Canudos” e o romance “Sangue não lava a honra”, de Mário Mendes Júnior. Às 21 horas, o músico quixeramobiense David Rabelo tocará as canções do seu disco autoral “Mil Versões”, na Praça da Cultura, no Centro de Quixeramobim.
A noite também terá o show de Luiz Fidelis. O músico caririense possui um repertório de mais de 200 músicas e 25 anos de carreira. Ele é o autor de sucessos do forró como “Flor de Mamulengo”, “Noda de Caju”, e “Meio-dia” e já compôs para vários outros artistas brasileiros como Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Quinteto Violado e Frank Aguiar.
No dia 13 de março, último dia da 20ª edição do Conselheiro Vivo, às 20 horas, o músico Azanias Henrique se apresenta na Casa de Antônio Conselheiro.
Ivo Herzog no 20º Conselheiro Vivo
Na programação da 20ª edição do Conselheiro Vivo, para marcar os 60 anos do golpe civil-militar no Brasil, será realizada, no dia 11 de março, às 19 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, a mesa de debates intitulada “De Canudos ao Golpe: memórias da resistência”, com Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, jornalista assassinado pela repressão no dia 25 de outubro de 1975. A mediação será do escritor Bruno Paulino.
Há uma relação entre as trajetórias de Vladmir Herzog e Antônio Conselheiro, pois ambos foram vítimas do aparelho do Estado. Herzog também tinha um interesse particular pela figura do líder de Canudos. Antes de ser morto, o jornalista pretendia fazer um documentário sobre Canudos. Em fevereiro de 1975, Herzog viajou à região para colher material para o filme. Ele realizou uma série de fotos e conversou com moradores do lugar. Em 2022, o Instituto Vladimir Herzog, com o apoio da família do jornalista e do Itaú Cultural, lançou a exposição virtual “Viagem a Canudos”.
Realização
Com a participação de agentes culturais diversos, o 20ª Conselheiro Vivo é uma realização da ONG Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ); da Casa de Antônio Conselheiro de Quixeramobim, equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar; da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, do SESC-Ler; da Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes (AQUILETRAS) e do SEBRAE.
O evento tem apoio institucional da Câmara Municipal de Quixeramobim; da Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da SECUL-CE, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM); do Sebrae; do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste; Centro Cultural Banco do Nordeste; Governo Federal.
Confira a programação completa no site www.conselheirovivo.com.br e no perfil do Instagram: @conselheirovivooficial
Assessoria de imprensa
Viviane Lima
(31) 99459.4883 (whatsapp) e (88) 98182.8462
Deixe um comentário