Tradicionalmente, o Conselheiro Vivo, evento realizado anualmente na cidade de Quixeramobim, a 215 quilômetros de Fortaleza, tem se notabilizado pelo debate de questões de importância na área cultural. Na edição deste ano, a 20ª consecutiva, será realizada a Roda de Conversa “Patrimônio e Memória” com a presença confirmada da secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, às 16 horas, na Casa de Antônio Conselheiro. Também devem estar presentes a presidenta do IDM, Rachel Gadelha; o superintendente do SEBRAE, Joaquim Cartaxo; o representante do SESC Ceará, Henrique Javi; e o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta.
O tema do 20º Conselheiro Vivo é “Arte, Memória e Justiça Social”. O Conselheiro Vivo é o mais importante evento do Brasil que promove debates e atividades culturais alusivos à memória de Antônio Conselheiro, líder religioso do Arraial de Belo Monte/Canudos. Desde 2019, o evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado.
O gestor da Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), em Quixeramobim, Pedro Igor Pimentel, um dos curadores do evento este ano, explica que, historicamente, a proposta do Conselheiro Vivo tem sido trazer para a contemporaneidade temas que dialogam com a história de Conselheiro e Canudos. “A gente costuma dizer que Canudos foi ontem, é hoje, será amanhã e Canudos continua”, afirma.
No dia 12 de março, às 19 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, haverá o lançamento do livro “Relatório da expedição Pedro Wilson a Canudos” e o romance “Sangue não lava a honra”, de Mário Mendes Júnior. Às 21 horas, o músico quixeramobiense David Rabelo tocará as canções do seu disco autoral “Mil Versões”, na Praça da Cultura, no Centro de Quixeramobim.
Show de Luiz Fidelis
A noite também terá o show gratuito de Luiz Fidelis na Praça da Cultura, centro de Quixeramobim. O músico caririense possui um repertório de mais de 200 músicas e 25 anos de carreira. Ele é o autor de sucessos do forró como “Flor de Mamulengo”, “Noda de Caju”, e “Meio-dia” e já compôs para vários outros artistas brasileiros como Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Quinteto Violado e Frank Aguiar.
Aniversário de Conselheiro
No dia 13 de março, data de nascimento de Antônio Conselheiro (decretado feriado em Quixeramobim) e último dia do 20º Conselheiro Vivo, será realizada a mesa de encerramento com o tema “Justiça social, memória e arte: a construção coletiva da solidariedade e do bem comum”, com o escritor baiano e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), Aleilton Fonseca. Ele é autor do romance “O pêndulo de Euclides”, lançado em 2009 (Bertrand Brasil). Às 20 horas, o músico Azanias Henrique se apresenta na Casa de Antônio Conselheiro.
Realização
Com a participação de agentes culturais diversos, o 20ª Conselheiro Vivo é uma realização da ONG Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ); da Casa de Antônio Conselheiro de Quixeramobim, equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar; da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, do SESC-Ler; da Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes (AQUILETRAS) e do SEBRAE.
O evento tem apoio institucional da Câmara Municipal de Quixeramobim; da Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da SECUL-CE, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM); do Sebrae; do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste; Centro Cultural Banco do Nordeste; Governo Federal.
Assessoria de imprensa
Viviane Lima
(31) 99459.4883 (whatsapp) e (88) 98182.8462
Deixe um comentário