O final de semana dos dias 9 e 10 de março do 20º Conselheiro Vivo será emocionante. O Conselheiro Vivo deste ano fará uma justa homenagem ao diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, que morreu em 6 de julho de 2023. Zé Celso construiu uma relação afetiva com Quixeramobim desde 2007, quando o Teatro Oficina Uzyna Uzona, companhia de criada por ele em São Paulo em 1958, encenou na cidade o espetáculo “Os Sertões”, peça a partir da obra homônima de Euclides da Cunha.
Foram cinco dias de espetáculo que movimentaram a terra natal de Antônio Conselheiro e deixou marcas profundas em seus moradores, principalmente, na classe artística local. De Quixeramobim, a companhia seguiu para Canudos para encenar o espetáculo. Na ocasião, uma comitiva de quixeramobienses aceitou o convite de Zé Celso e seguiu rumo a Canudos. Desde então, o intercâmbio entre Quixeramobim e Canudos se intensifica a cada edição do Conselheiro Vivo.
Em 2016, Zé Celso voltou a Quixeramobim para participar exatamente de uma das edições do Conselheiro Vivo. No auditório da UNIQ – Faculdade de Quixeramobim, o dramaturgo falou da sua pesquisa sobre o líder de Canudos, Antônio Conselheiro, para montar a peça “Os Sertões”. Ao final do encontro, Zé Celso conduziu o público presente em cortejo pelas ruas de Quixeramobim até a Praça da Matriz de Santo Antônio, onde terminou com uma ciranda.
Oito meses após a morte de Zé Celso, Quixeramobim terá um novo encontro com o Teatro Oficina. Desta vez, o viúvo de Zé Celso, o também ator, diretor e produtor do Teatro Oficina, Marcelo Drummond, chega à cidade com outros integrantes da companhia para realizar, no sábado, 09/03, e domingo, 10/03, às 19 horas, no auditório da UNIQ – Faculdade de Quixeramobim, uma leitura dramática de textos que homenageiam Zé Celso.
Durante a ocasião, o Teatro Oficina Uzyna Uzona receberá a Comenda Antônio Conselheiro, que é conferida a personalidades que se dedicam a estudos, pesquisas e publicações e que contribuem para promoção e divulgação do nome de Antônio Conselheiro/Canudos.
Programação cultural diversificada
A 20ª edição do Conselheiro Vivo também vai ter uma programação artística diversificada. No dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, às 21 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, a cantora quixeramobiense Mylla Torres apresentará o show “Mylla Torres em homenagem às divas do forró Elba Ramalho e Amelinha”.
No sábado, 9 de março, às 21 horas, o cantor e compositor Bião de Canudos se apresentará também na Casa de Antônio Conselheiro. O repertório do artista canudense conta com composições próprias inspiradas na trajetória de Antônio Conselheiro e Canudos. Na edição do Conselheiro Vivo de 2020, Bião de Canudos recebeu a Comenda de Antônio Conselheiro.
O domingo, 10 de março, é dia de programação infantil. Às 17 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, as contadoras de histórias Lilian e Valéria narram uma história baseada no livro Antonino Peregrino, de Osvaldo Costa (textos) e Luci Sacoleira (imagens).
Às 21 horas, a banda de indi pop “Plutão já foi Planeta”, de Natal, se apresenta no mesmo local. A apresentação em Quixeramobim faz parte da turnê “Em Todo Canto”. A banda é formada por Gustavo Arruda (voz, guitarra, contrabaixo elétrico), Sapulha Campos (voz, guitarra, ukulele, escaleta) e Cyz Mendes (voz). .
No dia 12 de março, às 19 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, haverá o lançamento do livro “Relatório da expedição Pedro Wilson a Canudos” e o romance “Sangue não lava a honra”, de Mário Mendes Júnior. Às 21 horas, o músico quixeramobiense David Rabelo tocará as canções do seu disco autoral “Mil Versões”, na Praça da Cultura, no Centro de Quixeramobim.
A noite também terá o show de Luiz Fidelis. O músico caririense possui um repertório de mais de 200 músicas e 25 anos de carreira. Ele é o autor de sucessos do forró como “Flor de Mamulengo”, “Noda de Caju”, e “Meio-dia” e já compôs para vários outros artistas brasileiros como Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Quinteto Violado e Frank Aguiar.
No dia 13 de março, último dia da 20ª edição do Conselheiro Vivo, às 20 horas, o músico Azanias Henrique se apresenta na Casa de Antônio Conselheiro.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Assessoria de imprensa
Viviane Lima
(31) 99459.4883 (WhatsApp) e (88) 98182.8462
Deixe um comentário