Como o próprio nome do evento explicita, ao longo de mais de 20 anos de realização, o tema de cada edição do Conselheiro Vivo é escolhido pensando no debate de questões do presente inspirado na história de Conselheiro/Canudos. Na mesa de abertura da 20ª edição do Conselheiro Vivo, no dia 7 de março, às 19 horas, o tema do evento deste ano, “Justiça Social, Memória e Arte”, terá como debatedores a atriz Joana Limaverde; o deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará, Renato Roseno (Psol); e o professor Victor Marques. A mediação será do gestor da Casa de Antônio Conselheiro, Pedro Igor Pimentel, e da presidenta da ONG Iphanaq, Nayara Ribeiro.
No dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a 20ª edição do Conselheiro Vivo promove uma roda de conversa com mulheres pesquisadoras sobre o tema “O protagonismo das mulheres nos espaços de luta: uma inspiração conselheirista”. Participarão do debate a professora de Canudos, Marselhia Soares; as representantes do Assentamento 25 de maio do Movimento dos Sem Terra Ceará (Paus Brancos – Quixeramobim); Maria Lima; e do Quilombo Mearim (Quixeramobim), Maria Jacinta.
No ano em que o golpe civil-militar de 1964 completa 60 anos, a 20ª edição do Conselheiro realiza, na segunda-feira, dia 11 de março, às 19 horas, na Casa de Antônio Conselheiro, uma mesa de debates intitulada “De Canudos ao Golpe: memórias da resistência”, com Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, jornalista assassinado pela repressão no dia 25 de outubro de 1975. A mediação será do escritor Bruno Paulino.
Há uma relação entre as trajetórias de Vladmir Herzog e Antônio Conselheiro, pois ambos foram vítimas do aparelho do Estado. Herzog também tinha um interesse particular pela figura do líder de Canudos. Antes de ser morto, o jornalista pretendia fazer um documentário sobre Canudos. Em fevereiro de 1975, Herzog viajou à região para colher material para o filme. Ele realizou uma série de fotos e conversou com moradores do lugar. Em 2022, o Instituto Vladimir Herzog, com o apoio da família do jornalista e do Itaú Cultural, lançou a exposição virtual “Viagem a Canudos”. As fotos podem ser vistas no link.
No dia 12 de março, terça-feira, às 16 horas, no SEBRAE, haverá uma roda de conversa com o tema “Patrimônio e Memória”, com a participação da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; da presidenta do IDM, Rachel Gadelha; do superintendente do SEBRAE, Joaquim Cartaxo; do representante do SESC Ceará, Henrique Javi; e do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta.
No dia 13 de março, data de nascimento de Antônio Conselheiro (decretado feriado em Quixeramobim) e último dia do 20º Conselheiro Vivo, será realizada a mesa de encerramento com o tema “Justiça social, memória e arte: a construção coletiva da solidariedade e do bem comum”, com o escritor baiano e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), Aleilton Fonseca. Ele é autor do romance “O pêndulo de Euclides”, lançado em 2009 (Bertrand Brasil).
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Assessoria de imprensa
Viviane Lima
(31) 99459.4883 (whatsapp) e (88) 98182.8462
Deixe um comentário